Sexta, 07 de Maio de 2021 19:20
(11) 98373-2619
Cultura CULTURA

Projeto 'Congada Cultura Viva' marca tradicional celebração em Cotia

A Congada de São Benedito terá programação cultural online, por conta da pandemia da Covid19. A Congada faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia e existe desde 1951

04/05/2021 13h31
43
Por: Administrador
Projeto 'Congada Cultura Viva' marca tradicional celebração em Cotia

Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia da Covid-19, as celebrações da Congada de São Benedito de Cotia serão online. Um dos mais tradicionais eventos culturais do município nesse ano será comemorado durante a Semana Cultural "Congada Cultura Viva", do dia 10 ao dia 13 de maio. A Congada faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Estão programadas lives com convidados, apresentações de vídeos, entre outros. Tudo será transmitido pela página https://www.facebook.com/Congadadecotia/, a partir das 19h (no dia 13, será a partir das 18h). A Semana Cultural é mais um projeto premiado pelo Edital Seu Dito da Congada, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.

A programação contará com a Congada de Cotia, representantes da Cultura do município e do Estado de São Paulo, além de mestres que compõem a festa do 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) e da família Castro (descendentes de Benedito Pereira de Castro, conhecido como o Seu Dito, fundador da Congada).

Haverá reprodução ao vivo de vídeos que contam a história e a trajetória da congada em Cotia, como "Especial da Congada de São Benedito de Cotia", "Vídeo Poema Não Só", além do "Especial da Congada de São Bernardo do Campo", entre outros. Estão confirmados os mestres Laine (Congada de Santa Efigênia), Pedrinho (Congada de Pinda), Russa (Congada de Taubaté A.C), Bira (Contada de Lorena), Cida (Congada de Taubaté B. Faria), Priscila (Mucambos), Luciana (Cia Caracaxa), Silvio (Cambaia).

Há anos, a Congada de São Benedito de Cotia é um evento de resistência que marca a celebração pela libertação dos escravos no Brasil e, de maneira conceitual, a programação tratará sobre a importância da cultura no município e no estado com pessoas culturalmente influentes, além de temas como: A importância da cultura afrodescendente e a contribuição de cada membro em sua repartição cultural. 

Sobre a Congada de São Benedito

Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito, foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro. Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos. Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.

 

Programação:

Semana Cultural "Congada Cultura Viva" - Congada de São Benedito – Cotia

Transmissão pela Página no Facebook "Amigos da Congada" pelo link: https://www.facebook.com/Congadadecotia/

Apresentação: Jaci Castro e Elisete Castro

 

Dia 10 de maio – 19h

Abertura | Vídeo de abertura | Vídeo Poema 'Não só' | Live | Encerramento

Participação: Pai Robison (Ilê Asé Igsol), Elsio (Professor), Cristina (Professora), Gilmar (Gestor Cultural), Inimar (Folias e Folguedos), Galvão (Cultura de São Luiz), Alberto (Fotógrafo da Congada)

 

Dia 11 de maio – 19h

Abertura | Vídeo de abertura | Live | Encerramento

Participação: Congada de Santa Efigênia – mestra Laine, Congada de Pinda - mestre Pedrinho, Congada de Taubaté (A.C) – mestra russa, Congada de Lorena – mestre Bira, Congada Taubaté (B. Faria) – mestra Cida, Mucambos – mestra Priscila, Cia Caracaxa – mestra Luciana e Cia Cambaia – mestre Silvio.

 

Dia 12 de maio – 19h

Abertura | Introdução | Vídeo 1ª parte do especial da Congada de SBC

 

Dia 13 de maio – 18h

Abertura | Vídeo 2ª parte do especial da Congada de SBC | Live Família Castro e Congada | Vídeo 3 | Encerramento

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP

Cotia - São Paulo

Sobre o município
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia - SP
Atualizado às 19h11 - Fonte: Climatempo
13°
Chuva

Mín. 13° Máx. 17°

13° Sensação
14.1 km/h Vento
95.4% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias