A vida por vezes, nos coloca diante de decisões desafiadoras, onde é necessário optar entre caminhos que podem causar sofrimento. Nem sempre a alternativa mais simples é a correta, e é exatamente nessas ocasiões que é imprescindível ter a coragem e o discernimento para tomar a decisão adequada, mesmo que seja dolorosa.
Este sentimento pode ser angustiante, mas também é libertador. Angustiante porque percebemos que estamos exatamente onde nos colocamos, por meio das escolhas que fazemos e somos os responsáveis por nossas próprias experiências. E por outro lado, traz uma sensação libertadora, porque é preciso compreender que optamos pelo que consideramos a melhor decisão naquele momento.
Toda escolha traz consigo uma consequência. Não há uma situação ideal e sim, o que optamos por realizar em nossos dias e aquilo com que teremos que lidar.
Este texto retirado da internet de autoria desconhecida reflete bem a questão: “casamento é difícil; divórcio é difícil. Escolha o seu difícil. Obesidade é difícil; ser fitness é difícil. Escolha o seu difícil. Ter dívidas é difícil; ser financeiramente disciplinado é difícil. Escolha o seu difícil. Comunicar-se é difícil; não se comunicar é difícil. Escolha o seu difícil. A vida nunca é fácil. Será sempre difícil. Mas podemos escolher o nosso difícil. Escolha sabiamente”.
Escolher entre nossos desejos e nossas necessidades nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, é preciso abrir mão daquilo que tanto queremos para seguir o caminho que reconhecemos como o mais apropriado.
As escolhas são fruto das opções e instrumentos disponíveis naquela determinada situação e o melhor de tudo é que, ao perceber que as circunstâncias ou desejos mudaram, é possível fazer novas escolhas e traçar um novo destino. Ninguém é o mesmo para sempre.
Contudo, é importante ter em mente que seguir pelo caminho certo, mesmo que possa ser doloroso, é o que nos motiva a crescer, evoluir e nos desenvolver.
Por isso, é importante ter clareza sobre os motivos que nos levam a optar por uma escolha em detrimento de outra. É preciso analisar as opções e se projetar a frente refletindo sobre a direção que esta decisão irá levar.
Uma vez decidido, que façamos o nosso melhor. Afinal, se nós somos feitos das escolhas que fazemos, que tenhamos orgulho delas!